Viviane, uma mulher de luta e muita dedicação
- Jornal TC

- 13 de jul. de 2024
- 4 min de leitura

Viviane Carvalho presidente do PMN Mulher
Eu me chamo Viviane Carvalho tenho uma história de vida não muito comum a realidade das pessoas que nascem em bairros dominado pelo poder paralelo, mas que costumo dizer que é comum para aqueles que nunca fugiram a luta. Hoje digo que quero fazer parte de uma história ainda maior, se não uma revolução.
Sou uma mulher de 36 anos, casada e bem casada, mãe de uma filha linda chamada Ana Carolina que é a motivação da minha luta. Sou filha de uma mulher muito guerreira DORALICE que sempre lutou e trabalhou para dar o melhor para os filhos. Meu pai que eu amava muito JOÃO e hoje nao esta mais entre nós mas que tenho certeza que esta orando e orgulhoso de mim.
Tenho 3 IRMÃOS que amo muito e 3 sobrinhos que tenho como meus filhos por que família é tudo.
Nascida e criada no bairro do Jardim Catarina de origem muito humilde mas sempre sonhadora. Fui trabalhar com 14 anos como jovem aprendiz e, assinei minha carteira pela primeira vez em 2003 com 16 anos e, assim comecei minha vida sofrida mas de muita luta.
Terminei meu ensino fundamental e segundo grau em escolas estaduais, segundo na escola Dr Adino Xavier, em 2003. Sempre trabalhando entendia que tinha que estudar para chegar em algum lugar, ajudar minha mãe, irmãos e sobrinhos.
Tenham certeza: ser mulher, humilde e vinda do jardim Catarina e ter certeza que o preconceito impera, mas nada disso me abateu, lutei muito entre trabalho e estudo. Me formei no ano de 2013 em Administração e no mesmo ano entrei no serviço público como diretora de finanças Sub de uma empresa de desenvolvimento urbano e desenvolvimento ambiental, após 2 anos recebi um convite para ser Subsecretária de infra estrutura da Educação no município de São Gonçalo e foi um dos maiores desafios da minha vida em uma cidade com poucos recursos e que ouvia todos os dias milhares de reclamações das dificuldades das escolas, a falta de creches. Foi desafiador. Travamos uma grande batalha mas deixamos um grande legado na minha gestão nos quases 2 anos com novas escolas, creches modelo, aumento da frota escolar, distribuição de brinquedos, material e salas climatizadas.
Finalizamos a gestão, neste período terminei também um MBA em gestão pública e iniciei a faculdade de direito que alem de aprimorar ainda mais meu conhecimento, a realização de um sonho, perceber que me levaria a lugares ainda maior ja que para a maioria das mulheres sempre teve as questões de não pode nada, existia limitações, etc. Dai em diante coloquei isso como minha principal luta: minha filha não vai passar por isso, ela vai ter apoio e seus direitos respeitados, esta no lugar que ela quiser. Fui convidada para trabalhar no governo do estado onde fiquei por quase 2 anos a frente do Instituto de Pesca do Estado. A gestão estava finalizando e fui convidada a fazer parte da transição de Governo. Após recebi o convite para assumir a diretoria geral de administração e finanças da secretaria da casa civil. Me desdobrando entre trabalho e estudos, engravidei e continuei estudando e trabalhando... Minha filha nasceu no ano de 2020 e com nascimento dela aumentou a vontade de lutar, nunca desistir e correr atrás de tudo oq acreditamos porque temos que vencer... Ainda no governo, desta vez na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado fui aperfeiçoando e fortalecendo as experiências e o conhecimento, viver o serviço público na parte executiva que lida diretamente com às áreas administrativas e políticas me permitiu uma experiência impar de investimento, equilíbrio nos recursos públicos, planejamento orçamentario e gestão.
Sabe o que mais me chamava atenção?! Ver que as mulheres continuavam sendo oprimidas e assediadas e foi assim por onde passei, algumas amigas da minha cidade que muitas vezes falavam que passavam por isso todos os dias. Eu fui percebendo e enxergando que precisava fazer alguma coisa que ajudasse outras mulheres.
No mês de fevereiro fui abordada por alguns amigos que me falaram que não aguentavam mas uma cidade que não tinha creches, não tinha emprego, um caos na EDUCAÇÃO E SAÚDE e, que eles iriam defender e apoiar uma MULHER. BANDEIRA que eu luto todos os dias que são questões das mulheres. Ali Deus tocou meu coração e falou: vai minha filha, vai agora é sua hora.
Graças a Deus não me enganei, ajudei a construir uma cartilha de orientação a Mulher sobre violência doméstica que leva as pessoas informação. Hoje sou Presidente do PMN Mulher, uma satisfação. Eu caminho todos os dias levando a nossa cartilha aos 4 cantos desta cidade apoiando as mulheres.
Precisamos acabar com isso definitivamente. Só eu e minhas amigas sabemos o que passamos pelas ruas: intimidação, assédio mas também mulheres maravilhosas que contam suas histórias e me fazem chorar e é isso que me dá mas força para lutar e lutar. Não vou desistir. As mulheres são a força desta cidade e deste país. Vamos lutar até o fim. Sou Viviane Carvalho uma mulher de fé que coloca Deus sempre na frente de tudo, Sou pré candidata a prefeita no município de São Gonçalo com muita honra, satisfação e orgulho.





Comentários