top of page

São Gonçalo agora tem seu primeiro Centro de Estudos Veterinários - CEV

  • Foto do escritor: Jornal TC
    Jornal TC
  • 11 de set. de 2022
  • 2 min de leitura
ree

O projeto de educação continuada do CEV – Centro de Estudos Veterinários,

direcionado principalmente para estudantes e profissionais Médicos-Veterinários, é

coordenado pelo Médico Veterinário Mário Chavão, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ em 1991 e que desde então atua na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais no município de São Gonçalo – RJ. A partir de 1995 com a inauguração da Clínica Veterinária Chavão – hoje Hospital Veterinário Chavão – na época já inaugurada com a

vocação natural para o ensino-aprendizagem, tem permitido, ao longo desses 27 anos de

existência, acolher centenas de estudantes que tiveram a oportunidade, através de estágio curricular ou voluntário, de aprimorar, sedimentar e aprofundar conhecimentos além de adquirir de forma empírica, vivências práticas na clínica médica e cirúrgica, sempre norteados pela ética a fim de forjar profissionais com empatia por seus pacientes.

ree

A abertura do CEV – anexo ao Hospital Veterinário Chavão - é na verdade a concretização do sonho de criar um espaço de conhecimento, interação, troca de informações que possibilite a vivência de experiências teóricas e práticas em medicina veterinária que permitam ao educando “colocar a mão na massa,” para que este tenha uma formação mais consistente e, por conseguinte, torne-se um profissional melhor e mais capacitado nesses tempos onde a formação e a informação caminham sempre de mãos dadas com os profissionais.


Com o avanço da Ciência a todo momento surgem novas tecnologias, tratamentos e

abordagens na medicina veterinária. Toda essa evolução traz o desafio do exercício contínuo da busca por conhecimento, que possibilite tanto ao estudante como ao Médico-Veterinário já experiente, se desenvolver e aprender continuamente. Neste sentido, há uma grande necessidade de oferecer a esses profissionais, diferentes oportunidades para vivenciar e experienciar todas essas inovações e atualizações, durante sua constante e continua capacitação, seja na gestão de sua carreira ou no seu aprimoramento técnico profissional.

ree

Assim a importância da formação continuada é cada vez mais evidente, tanto para

quem emprega, como para os profissionais integrantes de uma determinada organização. A

capacitação além da graduação é essencial para clínicos e cirurgiões que procuram o caminho da excelência, aprimorando conhecimentos e práticas já adquiridas. Esse é o momento do indivíduo sedimentar e aprofundar novas técnicas, habilitando-se para um mercado em constante transformação e cada vez mais exigente, no qual a inovação, a criatividade e a competitividade são uma constante. Desta forma, a participação em um curso de

atualização/educação continuada, deve ser encarada como oportunidade para um importante e necessário investimento na própria carreira profissional!


Um veterinário qualificado está muito mais propenso a melhorar técnica e pessoalmente do que um não qualificado, especialmente se considerarmos a saturação do mercado e o nível atual de exigências. O indivíduo que procura diferenciar-se dos seus pares, provavelmente obterá melhores resultados, acelerando sua consolidação profissional.


Jorge Schimidt

ree

Comentários


bottom of page