top of page

Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, de cara nova

  • Foto do escritor: Jornal TC
    Jornal TC
  • 11 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de São Gonçalo apresentou nesta sexta (9) uma série de melhorias na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, depois de intervenções da Secretaria de Urbanismo realizadas neste ano. O local, um dos mais emblemáticos da cidade, recebeu o serviço de poda, urbanismo e iluminação pública, com ações das subsecretarias de Parques e Jardins e Iluminação Pública.


Entre reparos e pequenos ajustes, cerca de 15 pontos foram religados no local, que ganhou vida nova, transmitindo mais sensação de segurança e permitindo o retorno das famílias gonçalenses em todos os horários.


"A praça é um símbolo da nossa cidade. Essa ação já estava no cronograma da pasta e nesta semana o local foi contemplado. Seguimos trabalhando com alta demanda em vários pontos da cidade e, desde o início do ano, já iluminamos mais de 10 mil pontos e vamos seguir avançando", disse o subsecretário de Iluminação Pública, Ricardo Pericar.


No que diz respeito ao Parques e Jardins, foram realizados os serviços de poda das árvores que estavam atrapalhando a iluminação e a retirada das árvores que estavam com risco de queda.


Ainda segundo a pasta, está prevista uma pintura da praça nos próximos dias, que irá melhorar ainda mais a estética do local.


Memória


O nome inicial que a praça recebeu foi 5 de Julho, área que era antes um jardim referente a um hospital. Fora construído um coreto e trabalhou-se no ajardinamento do terreno. No dia 7 de setembro de 1929, durante as comemorações cívicas, oradores utilizaram o correto para discursar. Entretanto, somente em 11 de novembro de 1934 foi inaugurada de fato a Praça 5 de Julho, na administração do prefeito Miguelote Viana.


Em 2 de março de 1958 morre a atuante professora Estephânia de Carvalho, fundadora do primeiro curso secundarista e também do primeiro curso normal, formando professoras e professores para a cidade. A professora também participou da campanha para o apoio às famílias dos ex-combatentes da Segunda Guerra (muitas ruas da cidade têm nome dos pracinhas). Partiu dela comemorar o dia do município com um desfile cívico, posteriormente incorporado pelo calendário oficial da cidade.


No mesmo ano de 1958, em homenagem a esta ilustre professora, a Praça 5 de Julho, a principal da cidade, foi renomeada de Praça Estephânia de Carvalho.

 
 
 

Comentários


bottom of page