top of page

Filhotes de coruja

  • Foto do escritor: Jornal TC
    Jornal TC
  • 11 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

Corujinha do Mato


O filhotes de coruja não são muito bonitos, mas isso é o que menos importa para seus pais, eles cuidam, alimentam, dão carinho e ensinam seus rebentos a voar, não descansam enquanto seus filhos não alçam seu primeiro vôo solo, mesmo e apesar das muitas quedas das árvores que sucederam aquele momento de liberdade e alegria. Deste ato belo e singelo que representa a liberdade para essas pequenas corujinhas que viram cair suas penas, um acontecimento marcante de sua passagem para a vida adulta, inicia-se uma nova geração responsável, doravante, pela sua própria sobrevivência, pois têm que caçar sua própria refeição, encontrar abrigo e água para sua subsistência.

Mas o que seria dessas corujinhas se seus pais não fossem aplicados em sua criação? O que seria delas se seus pais não lhes ensinassem a levantar sozinhos, após cada queda? Não lhes ensinassem a voar sozinhos e caçar sua própria comida?

A árvore aqui representa a vida, de onde muitas vezes caímos; a criação dura é uma grande lição de que a vida não é para os fracos; as penas caindo são o rito de passagem para a vida adulta, com suas liberdades e responsabilidades individuais; o voo solo é emblemático, porque representa que cada um é responsável por suas escolhas, certas ou erradas, mas o resultado dessas escolhas será colhido por quem as fez. As corujas não culpam ninguém por suas escolhas! As corujas não reclamam ou buscam desculpas ou culpados por suas quedas ou escolhas, mas procuram viver e ensinar aos seus descendentes o caminho que devem trilhar, de acordo com seus instintos primários de sobrevivência (comida, abrigo e água), assim a sabedoria da mãe natureza deixa bem claro aos nossos olhos; não podemos ser dependentes a vida toda! Porque somos todos seres de natureza finita, não estaremos aqui para sempre, por isso ensine aos teus filhos o valor do amor, educação, esforço, determinação. Não deixem que acreditem em atalhos ou caminhos fáceis para alcançar seus objetivos, porque não existem! Ensine seus filhos a voar sozinhos e serem independentes, porque do contrário nunca conseguirão sobreviver após findar tua passagem por esse mundo! Por que foram criados e ensinados a não voar sozinhos! Jamais corte suas asas ou diga que voará no lugar deles! Crie teus filhos para a vida, ensine-os os valores morais corretos, como respeito, educação, esforço, trabalho e humildade. Assim eles perpetuarão essas lições para a próxima geração de corujas que voarão sozinhas em direção a vida e seus desafios.


J.L.S. Schimidt

Apoio:


Comentários


bottom of page