Escritor gonçalense lança Cambada V, sobre a História de SG
- Jornal TC

- 4 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Foto: Arquivo pessoal
Chega ao público o livro Cambada V, na cor amarela, do escritor Erick Bernardes, com jeito de celebração, porque configura a culminância de uma série de livros sobre a história do município de São Gonçalo. Ao longo dos cinco anos de projeto os livros do escritor e professor Erick Bernardes se misturaram às linhas da vida do povo gonçalense. São muitas as personalidades, curiosidades de bairros, geografia, fauna e flora local e história dos logradouros. Tudo isso é resultado de uma verdadeira 'escrevivência' decorrente da incansável pesquisa do autor.
As cores dos volumes que configuram a coleção - vermelho, azul, branco com cinza, verde e agora amarelo - simbolizam a resistência, força e adaptabilidade do caranguejo, animal escolhido como representação do projeto, mas também são as cores da bandeira do município de São Gonçalo. O autor destaca que o amarelo, cor do quinto volume, simboliza maturidade, além de representar a preciosidade e valor inexprimível dos cidadãos. Ele ressalta que este último livro está mais amadurecido, pronto para ser desfrutado após uma jornada de cinco anos de coleta de informações importantes.
O escritor também compartilha que, assim como o projeto amadureceu, ele próprio também passou por um processo de amadurecimento ao longo desse período, especialmente após um ano marcado por desafios e superações para poder narrar a história gonçalense, por exemplo: As raízes da cultura de Guiné-Bissau aqui no município, o pioneirismo na geração de eletricidade no Engenho Pequeno, o cemitério que não deu certo em Tribobó, a influência dos imigrantes açorianos na fundação da cidade e muito mais.
De acordo com Erick Bernardes, “o Cambada V não é apenas um livro, mas sim uma teia de histórias de vidas e recuperação da memória do povo de SG. Todos os habitantes que entrevistei, visitei pessoalmente ou conversei por telefone estão aí nas páginas do volume amarelo e que fecha a série de mesmo nome”. O autor ainda ressalta que: “o mais importante é a certeza de que a história do município conta agora com os registros em livros, e isso é muito importante”.
O Cambadas V já estão à venda na Livraria Ler é Arte (21) 98474-6035, na editora Apologia Brasil (21) 21 97168-7756 ou nas redes sociais do próprio autor. Quem quiser adquirir e ganhar um autógrafo (quem sabe uma foto com o autor?), basta contactar pelo Instagram @cambada123 ou e-mail ergalharti@gmail.com.





Comentários