top of page

A arte do Cordel e muita música na EJA de Guaxindiba

  • Foto do escritor: Jornal TC
    Jornal TC
  • 24 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura
ree
ree

Esse último dia 21, segunda-feira, certamente ficará marcado na memória de Guaxindiba, por causa da visita do renomado poeta Ezequiel Alcântara. Esse artista abrilhantou o Escola Municipal Professora Marlene Salgado de Oliveira (antigo Colégio Guaxindiba), ao recitar, cantar e entoar versos da tradicional literatura de cordel. Diante de alunos e funcionários, Ezequiel trouxe à cena não apenas clássicos do gênero, mas também suas próprias criações poéticas, em uma noite que uniu arte e educação de forma divertida.

ree

Com uma introdução envolvente à História da Literatura de Cordel, Ezequiel Alcântara situou o público no contexto dessa forma de expressão popular, enriquecendo ainda mais a experiência que estava prestes a compartilhar. Mesclando sabiamente apresentação com trovas e sonetos, o artista, que já lançou quatro folhetos de cordel e é atualmente o vice presidente da Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC) embalou a plateia com suas melodias de violão, não somente em português, mas também em francês - a língua dos apaixonados. Segundo a auxiliar de secretaria Rozana Aguiar: "Os alunos se sentiram abraçados e interagiram em grupo. Achei empolgante, deixou a unidade escolar bastante envolvida". Nas palavras da aluna Marinete do oitavo ano: "Foi tudo maravilhoso. Despertou o interesse pela arte de modo geral".

ree

O próprio Ezequiel já revelou bastante do efeito que apresentação causou: "Fiquei muito feliz com o convite e com o resultado. Foi maravilhoso, não tenho palavras pra agradecer", compartilhou o poeta emocionado após o evento.


As rimas do artista ecoaram pela escola. A opinião acerca da noite agradável foi compartilhada pela Orientadora Educacional Cláudia Malta: "Um jovem poeta, de 23 anos, com um brilhante trabalho, criativo, que versa suas produções voltadas para as historias de pessoas, acontecimentos, através dos seus cordéis, poesia, trovas, ah! E a música, que nos encheu de alegria, olhando todos os nossos alunos a cantarolar. De acordo com a aluna Bruna, da turma EJA do nono ano: "O Ezequiel recita muito bem e tem uma voz bonita. Tomara que volte logo".

ree

Ao final da cativante apresentação, os participantes puderam desfrutar de um delicioso lanche preparado com zelo e dedicação, promovendo um momento de confraternização e troca de impressões sobre o enriquecedor evento. Tanto Ezequiel quanto a escola, alunos e funcionários, merecem parabéns pelo incentivo à arte e à educação na cidade de SG, contribuindo para inspirar futuras gerações.


Erick Bernardes

ree

ree

ree

ree

Comentários


bottom of page